Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil: (2021-2023)
Data
2024-08-13
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Fórum Brasileiro de Segurança Pública
Unicef Brasil
Unicef Brasil
Resumo
Compreender as particularidades do fenômeno das múltiplas violências que acometem crianças e adolescentes no Brasil é um esforço que o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e o UNICEF vem aprofundando desde a primeira edição do Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, publicado no ano de 2021.
Para continuar acompanhando o fenômeno nos anos mais recentes, produzimos esta nova edição do relatório, olhando para 2021, 2022 e 2023. A extensão territorial agora analisada é nacional, trazendo dados referentes às 27 Unidades da Federação. Nesse período, são contabilizadas 15.101 vítimas letais de Mortes Violentas Intencionais (MVI) e 164.199 vítimas de
estupro e estupro de vulnerável entre 0 e 19 anos. Os números impressionam e dão conta de um cenário de muito risco para crianças e adolescentes no País.
Além de esmiuçar a pesquisa, o relatório traz também recomendações de
como enfrentar as violências letal e sexual contra crianças e adolescentes no País. A partir desses resultados, esperamos que seja possível avançar em políticas de segurança pública e proteção que sejam efetivas, perenes e que impactem em verdadeiras mudanças por uma vida mais segura às crianças e adolescentes do país.
Abstract
Descrição
Palavras-chave
Abuso sexual, Crianças e violência, Violência em crianças, Violência em adolescentes, Adolescentes e violência, Morte violenta
Autoria institucional
Citação bibliográfica
UNICEF BRASIL; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil: (2021-2023). São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública: UNICEF Brasil, 2024. UNICEF BRASIL; FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Panorama of lethal and sexual violence against children and adolescents in Brazil: (2021-2023). São Paulo: Fórum Brasileiro de Segurança Pública: UNICEF Brasil, 2024.