Acervo Digital do Fórum Brasileiro de Segurança Pública
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública - FBSP valoriza a informação como eixo de transformação e mudança social. Na prática, isso se traduz em um programa de trabalho pautado na circulação de dados e de conhecimento acerca da realidade da área e, ainda, na aproximação e na construção de pontes de diálogo entre diferentes segmentos que lidam cotidianamente com o tema. O Acervo Digital do FBSP armazena de forma estruturada a produção bibliográfica institucional, visando a organização, disponibilização, facilidade na busca, recuperação, acesso e preservação dessas informações.
Communities in DSpace
Select a community to browse its collections.
Recent Submissions
18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública: 2024
2024, O Anuário Brasileiro de Segurança Pública se baseia em informações fornecidas pelas secretarias de segurança pública estaduais, pelas polícias civis, militares e federal, entre outras fontes oficiais da Segurança Pública. A publicação é uma ferramenta importante para a promoção da transparência e da prestação de contas na área, contribuindo para a melhoria da qualidade dos dados. Além disso, produz conhecimento, incentiva a avaliação de políticas públicas e promove o debate de novos temas na agenda do setor. Trata-se do mais amplo retrato da segurança pública brasileira.Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Segurança Pública e Crime Organizado no Brasil
2024-06-27, O relatório visa reforçar o sentido de urgência de um novo olhar para os problemas da Segurança Pública e, ao mesmo tempo, contemplar propostas de reformas legislativas mais profundas, com recomendações de medidas incrementais de indução e fortalecimento de novos e mais eficientes vetores e mecanismos de governança e coordenação do muito que já tem sido feito para enfrentar o crime organizado no País. Para tanto, ele está estruturado em quatro partes, sendo a primeira esta introdução. A segunda traz o detalhamento de algumas das principais dinâmicas e configurações legais do crime organizado; a terceira, a descrição de como funciona a segurança pública no País e do quadro de forças e sistemas de informações existentes mobilizados no enfrentamento ao crime organizado.Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Esfera Brasil; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Atlas da Violência 2024
2024, Uma parceria entre o IPEA e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, este Atlas da Violência 2024, como realizado nas últimas edições, buscou retratar a violência no Brasil principalmente a partir dos dados do Sistema de Informações sobre mortalidade (SIM) e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), ambos do Ministério da Saúde. Diferentemente das últimas quatro edições, apresentamos em publicação complementar um Retrato dos Municípios Brasileiros (como feito também no Atlas da Violência 2019), com análise das taxas de homicídio de 2022 nas capitais, nas grandes regiões e em municípios com mais de 100 mil habitantes, além de uma discussão sobre a concentração dessas ocorrências e a necessidade de prevenção focalizada no território. Por fim, um tema inédito neste Atlas da Violência 2024 diz respeito à relação entre drogas psicoativas, violência e encarceramento, em que trouxemos achados de várias pesquisas feitas no Ipea nos últimos anos.Lima, Renato Sérgio de; Lins, Gabriel Oliveira Accioly; Alves, Paloma Palmieri; Marques, David; Camarano, Ana Amélia; Lunelli, Isabella Cristina; Bernardes, Liliane; Silva, Frederico Augusto Barbosa da; Coelho, Danilo Santa Cruz; Soares, Milena Karla; Sobral, Isabela; Armstrong, Karolina Chacon; Caballero, Barbara; Moura, Luciano; Brandão, Juliana; Martins, Juliana; Pacheco, Dennis; Matosinhos, Isabella; Oliveira, Nabi; Carvalho, Thais; Fernandes, Danielle; Pereira, Carolina de Freitas; Ribeiro, Thamires da Silva; Bohnenberger; Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA); Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
Entidades da sociedade civil manifestam preocupação com o edital da PMESP que precariza o programa de câmeras corporais
2024-05-23, Fórum Brasileiro de Segurança Pública; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP)
The project implementing body worn cameras to the São Paulo State’s Military Police in 2020, titled Programa Olho Vivo, represented a very important step towards the police force’s professionalization. It significantly increased transparency and accountability, protecting police officers from fake reporting, producing new proofs for the Justice System to instrumentalize in its task of reducing the levels of lethal use of force. Part of Olho Vivo’s success is due to the involved staff’s efforts in studying and implementing it. On another note, highlighting questionable aspects of the current bidding of the program is fundamental if its success is to be maintained. Such aspects are going to be addressed in this note.
A nova corrida do ouro na Amazônia: garimpo ilegal e violência na floresta
2024-04-19, A publicação que segue aprofunda apontamentos sobre as imbricações entre a exploração de ouro ilegal e a atuação das facções criminosas do narcotráfico o garimpo ilegal, buscando subsídios para compreender o fenômeno para além dos números, realizou-se uma pesquisa qualitativa centrada no trabalho de campo em dois locais específicos: região da Bacia do Rio Tapajós, mais especificamente nos municípios de Itaituba, Jacareacanga e Santarém, no Pará, e em Roraima, sobretudo nas cidades de Boa Vista e na Terra Indígena Raposa do Sol (TIRSS). Foram realizadas dezenas de entrevistas com profissionais de segurança pública, atores da proteção ambiental, além de observações etnográficas e conversas informais com garimpeiros e moradores. Chegou-se, assim, a um conjunto de dados que permite contar a história do avanço do garimpo nesses territórios, evidenciando o impacto para as populações que ali vivem e para a preservação do meio ambiente, assim como as relações com o aumento da violência e com o fortalecimento das organizações criminosas do narcotráfico.Lima, Renato Sérgio de; Bueno, Samira; Couto, Aiala Colares; Marques, David; Barros, Betina; Bohnenberger , Marina; Sobral, Isabela; Carvalho, Thaís; Sabino, Thiago Alan Guedes; Chagas, Rodrigo; Ferreira, Welington Morais; Joel , Valério; Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP); Do Rosário, Josenilma Santos; Moraes. Lucas Patrick Alves; Lembrança, Marcos Vinícius de Rezende; Da Silva, Fernanda Viana