Índice de vulnerabilidade juvenil à violência 2017: desigualdade racial, municípios com mais de 100 mil habitantes

Imagem de Miniatura

Data

2017

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Resumo

O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência 2017 (IVJ 2017) é um indicador, desenvolvido pela pelo FBPS em parceria com a Secretaria Nacional de Juventude a pedido da Unesco, que agrega dados relativos às dimensões consideradas chave na determinação da vulnerabilidade dos jovens à violência. A edição de 2017 tem como referência os dados de 2015 e abrange a população brasileira de 15 a 29 anos, idade estabelecida no Brasil como população jovem após a aprovação do Estatuto da Juventude (Lei no 12.852/2013), em 2013.

Abstract

Descrição

Esta publicação tem a cooperação da UNESCO no âmbito do Projeto 914BRZ3018: “Desenvolvimento da Democracia Participativa”, que tem por objetivo prestar serviços técnicos especializados voltados à atualização do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência (IVJ-Violência) Municipal e do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade Racial para as Unidades da Federação, cujas metodologias foram desenvolvidas pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e por meio da especialização das Políticas Públicas de Juventude e dos Mecanismos de Participação Popular, entre a Secretaria de Governo da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude e a UNESCO.

Palavras-chave

Juventude, Desigualdade social, Desigualdade racial, Violência juvenil, Vulnerabilidade juvenil

Citação bibliográfica

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA; BRASIL. SECRETARIA NACIONAL DE JUVENTUDE. Índice de vulnerabilidade juvenil à violência 2017: desigualdade racial, municípios com mais de 100 mil habitantes. São Paulo: FBSP, 2017. ISBN 9788567450063.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por