"Os donos do morro”: uma análise exploratória do impacto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro: relatório final

Imagem de Miniatura

Data

2012-05

Autores

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Resumo

O presente estudo pretende mensurar, de forma exploratória, o impacto das UPPs nas seguintes dimensões: criminalidade, relação da polícia com a comunidade, percepção dos moradores das comunidades em relação aos seguintes pontos: 1. Segurança em termos de incidência criminal e de sensação; 2. Associativismo e participação social; 3. Atividade Econômica; 4. Integração com a cidade e estigma associado às favelas. O objetivo é conhecer em que medida o projeto das UPPs consegue influenciar, de acordo com a visão dos moradores, a percepção de segurança, a participação, a atividade econômica e a integração com a cidade. Considerando que um dos objetivos públicos da intervenção governamental é reduzir a distância entre asfalto e favela, explorar se as UPPs logram melhorar estas dimensões na visão dos supostos beneficiários torna-se de extrema relevância.

Abstract

Descrição

Financiamento: Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) -- Parceria: o Laboratório de Análise da Violência – (LAV-UERJ)

Palavras-chave

Segurança pública, Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), Percepção social

Citação bibliográfica

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. "Os donos do morro”: uma análise exploratória do impacto das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) no Rio de Janeiro: relatório final. São Paulo: FBSP, 2012.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por