Browsing by Author "Rechenberg, Ligia"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
Item Escolas seguras: novas abordagens sobre prevenção da violência entre jovens2010-05, Esta cartilha reúne conhecimentos teóricos e práticos para orientar e inspirar a realização de projetos de prevenção da violência entre jovens. Ela fornece subsídios para abordar os principais conflitos e manifestações de violência existentes nas escolas, discutir as principais relações estabelecidas entre os diferentes atores escolares (instituição, estudantes, professores, direção e equipe técnica, funcionários, família e comunidade) e as responsabilidades no desenvolvimento de ações de prevenção da violência e convivência pacífica nas escolas e fazer recomendações e sugerir estratégias e experiências realizadas em comunidades marcadas por altos índices de violência, pautadas na resolução pacífica de conflitos, no diálogo e na participação.Item Guia prático: estratégias para atuação de educadores sociais2011-02, Este guia foi elaborado à partir de oficinas e entrevistas com educadores que atuam em contextos de violência nas cidades de São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Brasília. O objetivo deste material não é oferecer uma receita pronta de como atuar diante de cada situação, mas sim apresentar conceitos que podem ajudar o profissional que está na ponta a entender melhor como as diferentes violências envolvendo adolescentes e jovens acontecem, além de mostrar caminhos para lidar com elas. São apresentadas também recomendações para os gestores de projetos e instituições, visando não só subsidiar o trabalho dos educadores, mas também aperfeiçoar a atuação da instituição.Item Plano de formação para educadores sociais que atuam em contextos de violência2011-02, Este projeto tem por finalidade provocar mudanças na condição social da juventude, afastando-a de contextos de criminalidade, intervir na realidade social “de modo a contribuir com a transformação do quadro de vulnerabilidade pessoal e social a partir de ações integradas que favoreçam a construção da participação efetiva e inovadora de jovens, tendo como perspectiva a universalização das políticas públicas e a emancipação humana da juventude brasileira”. Além da proposta de formação, foi elaborado um guia para o educador que atuam em contextos de violência, em que são apresentados conteúdos conceituais e práticos para auxiliar suas atividades cotidianas e apontar caminhos quando as crises acontecem.